top of page
  • Foto do escritorPhellipe Steines

Coup ou Scam

Empresário, cuidado com o golpe da cobrança



Coup ou Scam


Cuidado com o golpe da cobrança

Golpe em inglês é coup, mas golpe no sentido de um poder contra um Estado. A pronúncia é /kuː/, sem medo.

 

Já golpes como o da imagem abaixo, em inglês é scam, cuja pronúncia é /skæm/.




Imagem de documento

Esse tipo de golpe se dá por meio de uma debt collection (cobrança), que geralmente não esperamos. Contém apenas os dados básicos da empresa (ocultado na imagem acima), como razão social (nome da empresa), número do CNPJ e endereço, todas informações encontradas gratuitamente no portal de consulta de CNPJ da Receita Federal do Brasil. O tipo de cobrança da imagem é identificado como “taxa assistencial”, mas o credor é DCE-BR Serventia Extrajudicial e identifica-se como “Notificação Extrajudicial” também.

 

E como saber se a cobrança é legitimate (legal) ou não?


A forma mais segura é comunicar o ocorrido ao seu contador. Aqui estão algumas dicas que podem nos ajudar a ficar mais tranquilos:

1.  Don’t worry! Muitas pessoas caem no golpe pelo susto, pois ao receberem uma cobrança, querem pagar o quanto antes para não ficar com dívidas em aberto ou evitar multa e juros. Geralmente o texto tem transmite certa urgência para o pagamento. Ao receber uma cobrança, leia-a tranquilamente. Leitura de cobrança não inspira muito romantismo, mas ajuda a evitar dor de cabeça. No exemplo da imagem, a cobrança é uma “Taxa assistencial”. A taxa é cobrada por um serviço prestado por um órgão público. Se não houve nenhuma solicitação de serviço da sua parte, desconfie.

2.  Verifique a autenticidade da cobrança. Sempre que você receber uma cobrança. Pesquise sobre a empresa ou entidade, e não clique em links ou responda a e-mails suspeitos.

3.  Confira os detalhes da cobrança. Note que os golpistas muitas vezes colocam a data de vencimento no mesmo dia de envio da fraude para outros e-mail.

4.  Sempre que você for realizar um pagamento, verifique na tela de pagamento os dados de quem vai receber (Nome, CPF/CNPJ e Instituição) e os dados do credor que aparecem na cobrança.

6.  Converse com o seu contador. Profissionais contábeis lidam com a administração pública e com diversos sistemas de cobrança existentes no mercado.

Para tradutor, intérprete, professor de idiomas, empreendedor, freelancer e profissionais que buscam a formalização.

 

Lembre-se: a melhor prevenção é a informação.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page